
Programa SAT
Uma formação em psicoterapia integradora, que tem como propósito levar a cabo uma tarefa psico-espiritual que abraça tanto o aspecto terapêutico como o contemplativo, destinado a terapeutas, educadores e pessoas comprometidas com o seu crescimento pessoal e espiritual.
Origem
A palavra “SAT” se refere às iniciais da expressão em inglês Seekers After Truth (buscadores da verdade) como também à palavra sânscrita que significa verdade e ser. No começo dos anos 70 os ensinamentos e conhecimentos do Dr. Claudio Naranjo se concretizaram no programa SAT que começou nos EUA, se expandindo e se consolidando em outros países da Europa e América Latina.
A abordagem do programa
Centrada na identificação, e no trabalho de transcendência do traço caracterial que domina a nossa personalidade. Reflete o entendimento que o âmbito interpessoal da mente e o âmbito transpessoal ou espiritual, são apenas dois aspectos de um fenômeno único. Que a cura ou reeducação emocional (que não é outra coisa que o restabelecimento da nossa capacidade de amar), não é separável da realização espiritual, nem dispensável da Grande Viagem da alma.
O aspecto terapêutico
Fundamenta-se numa investigação profunda dos condicionamentos na infância através da Psicologia dos Eneatipos e do conhecimento do Eneagrama. O programa envolve uma apreciável componente gestaltica, dirigida à reparação do vínculo afectivo com os pais e à educação interpessoal. Também inclui outros elementos que servem ao desenvolvimento da espontaneidade: um conjunto de exercícios psicológicos baseados na associação livre de ideias, teatro terapêutico e uma disciplina surgida da dança: o “movimento espontâneo”.
Práticas e processos
Mediante práticas de atenção e consciência sobre o corpo, o trabalho desenvolvido permite recuperar gestos e movimentos espontâneos, que despertam a nossa sensibilidade e cuidado para com a nossa saúde e a dos demais. O aspecto contemplativo do Programa assenta na prática da meditação budista e na escuta musical.
Outros trabalhos a destacar são o “laboratório de psicoterapia” que consiste numa série graduada de exercícios terapêuticos supervisionados e num trabalho de renascimento que envolve a regressão a experiências perinatais.

A potência do programa SAT resulta do trabalho simultâneo sobre os aspectos instintivo, emocional, intelectual e espiritual. É um processo que gera alterações profundas fundamentalmente no campo afectivo e psíquico, estimulando a auto-valorização e o auto-conhecimento através da psicologia do Eneagrama. É um processo que favorece a reeducação do relacionamento interpessoal e a prática da espiritualidade, pelo que permite a aquisição de novos recursos e capacidades de auto-ajuda e para ajudar os outros.
O programa SAT integra diferentes técnicas e elementos num conjunto sinérgico de enorme potência transformadora
01
A Psicologia dos Eneatipos (Eneagrama)
02
Um currículum de meditação, que abrange as diferentes tradições budistas
03
Processo terapêutico com as figuras parentais
04
Teatro terapêutico
05
Movimento Espontâneo
06
Trabalho psico-corporal e técnicas de expressão corporal.
07
Grupos de Gestalt Terapia
08
Laboratórios de psicoterapia
09
Formação prática sobre o trabalho terapêutico e de supervisão
10
Trabalho reparador a partir de vivências perinatais e linha do tempo
Introdutório à Psicologia dos Eneatipos, Eneagrama de Personalidade
O Eneagrama ou mais propriamente a Psicologia dos Eneatipos segundo o modelo desenvolvido pelo Dr. Claudio Naranjo, é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano que integra antigas tradições espirituais e abordagens psicológicas modernas e que facilita, através de propostas teórico-práticas, o reconhecimento de nossos padrões de relacionamento e de como estes repercutem em nossa vida diária, com o intuito de cultivar e desenvolver uma atitude mais autentica e amorosa para consigo, para com o outro e para com o mundo.
O Eneagrama de Naranjo é um mapa que catalisa uma aprendizagem psico-existencial que nos ajuda a entender profundamente a personalidade humana, nos fornecendo uma descrição detalhada das estratégias adaptativas que desenvolvemos em nossa infância tornando-se padrões automáticos tanto num nível emocional quanto nos relacionamentos, muitas vezes ineficazes e geradores de sofrimento
